top of page

Quais são os apps com mais de 10 bilhões de downloads na Play Store?

  • Foto do escritor: Igor Almenara
    Igor Almenara
  • 24 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

A Google Play Store pode até acumular mais de 3,5 milhões de aplicativos disponíveis para download, mas são pouquíssimos aqueles que conquistam o sucesso na loja do Android. Em quantidade de instalações, o “clube do bilhão” cresce constantemente, mas somente cinco apps conseguem esbanjar a primeira dezena bilionária nesse quesito — e, curiosamente, são todos do Google.

A lista começou pequena em 2020, mas pouco a pouco foi recebendo títulos importantes para o ecossistema Google — alguns bem previsíveis, outros nem tanto. Para deixar você sempre em dia sobre quais são os aplicativos mais baixados da Play Store, o Canaltech os reúne neste artigo.

Quais são os aplicativos mais baixados da Play Store?

Google Play Services

Estreando a lista no ano passado, o Google Play Services desbancou todos os outros aplicativos da loja ao ser o primeiro a bater os 10 bilhões de downloads. O serviço do Google não é utilizado diretamente pelo usuário — na verdade, são os programas e plataformas do celular que precisam dele.


Google Play Services é parte da estrutura do sistema Android (Imagem: Reprodução/Google)

É por meio do Google Play Services que há integração entre aplicativos, em que acessam funções de localização do usuário, autenticação de acesso, sincronização de contatos e muito mais. Basicamente, sem o Google Play Services, o Android quase não é o Android — e este é o caso de celulares mais recentes da Huawei.


YouTube

O segundo a alcançar a marca de 10 bilhões de instalações foi nada mais, nada menos que o YouTube. A marca é só mais um lembrete de que a plataforma de vídeos do Google é, sem dúvidas, a mais popular do mundo.


O YouTube é uma das plataformas de maior sucesso no ecossistema Google (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

A plataforma é lar de milhões de criadores de conteúdo do mundo inteiro, que colaboram com o catálogo praticamente infinito de criações com tutoriais, vlogs, programas inteiros, gameplays, documentários e muito mais — e provavelmente você já deve saber de cabeça vários outros exemplos. Não é atoa que ele figura como um dos apps mais populares, afinal, sem ele restaria apenas a experiência do navegador que, apesar de aceitável, deixa a desejar em funcionalidades.

Google Maps

Em novembro deste ano, o Google Maps chegou para complementar a lista de sucesso. O aplicativo de geolocalização da gigante é instalado “direto da caixa” assim como os programas anteriores, mas isso nem de longe tira o mérito dele: o programa é recheado de funcionalidades úteis para se localizar, programar viagens, traçar rotas e estabelecer rotinas usando a internet.


O Google Maps é uma das ferramentas nativas mais úteis do Android (Imagem: Divulgação/Google)

Google Text-to-speech

Outro aplicativo fundamental do Android que bateu os 10 bilhões de downloads, mas não é muito conhecido, foi o Google Text-to-speech. A ferramenta é um componente indispensável do sistema que transforma voz em texto e vice-versa.


Indispensável para outros aplicativos do sistema, o Google Text-to-speech é pouco conhecido pelos usuários finais (Imagem: Reprodução/Google)

Google Search

O aplicativo mais tradicional da companhia, o app Google, alcançou o valor bilionário também em novembro de 2021. O que ele faz praticamente todo mundo já sabe: o programa serve para fazer pesquisas, tem presença integrada aos launchers Android mais “puros”, dá acesso às configurações de conta e muito mais.


O app Google está presente na vida de praticamente todo usuário Android, mesmo que eles não percebam (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Gmail

O app Gmail alcançou as 10 bilhões de instalações mais tarde do que o esperado, afinal, ele é um dos aplicativos mais importantes do ecossistema Google. Inicialmente pensado para enviar e receber e-mails, a plataforma cresceu, agregou outras ferramentas de comunicação e, com a evolução dos smartphones, passou a ser tão completo quanto a sua contraparte para navegador.


O Gmail evoluiu absurdamente desde a estreia do app e, hoje, é mais do que um simples gerenciador de e-mails (Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech)

A lista deve continuar crescendo

Embora o grupo de aplicativos com tamanha quantidade de downloads ainda seja pequeno, isso deve mudar com o tempo. Quanto mais o tempo passa, mais smartphones Android são vendidos e, consequentemente, mais instalações desses programas são registradas.

Já existem candidatos em potencial para complementar essa seleção de peso, incluindo programas conhecidos como o Gmail, o Google Fotos e o Drive. Contudo, qual seria o primeiro app "não Google" a compor a lista? Só o tempo dirá — e o Facebook e o WhatsApp já estão de olho neste posto.


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page